Serviços

Serviços de elétrica


Efetuar reparos com precisão e qualidade exige experiência profissional e o circuito elétrico que será avaliado em mãos. É nesse esquema que o eletricista encontra todas as ligações elétricas do veículo, assegurando onde começa e onde termina cada fio, além de mostrar se existe algum relé ou fusível no percurso da fiação.

Nessa edição, mostramos o circuito elétrico da luz de freio, regulagem elétrica, desembaçador de espelhos e freio motor dos modelos Mercedes-Benz, citados acima, a partir do número final de chassis 299.571. Esses componentes são fundamentais para a segurança do motorista e seus ocupantes, por isso é necessário mantê-los sempre em ordem. 


Qualquer problema na fiação pode ser determinado com a ajuda do esquema, afinal saber onde está a avaria é o mais importante para encontrar uma solução eficaz. Para facilitar o seu trabalho, lembre-se de utilizar as ferramentas adequadas e peças originais.

O esquema elétrico da Mercedes-Benz está subdividido em vários módulos, dispostos em ordem alfabética. Na ilustração, a continuação dos circuitos elétricos é indicada por uma seta e orientada para um box, que informa em qual componente o respectivo cabo está conectado e o módulo onde o mesmo se localiza. A tensão da instalação elétrica nesse caso é de 24 Volts.

Módulos:
A - Sistema de partida e parada do motor, Sistema de geração de energia, Faróis
B - Luzes indicadoras de direção, Luz de marcha-à-ré, Buzina, Limpador de pára-brisa
C - Tacógrafo/Velocímetro, Instrumentos, Lâmpadas-piloto
D - Luz de freio, Regulagem elétrica e desembaçador dos espelhos, Freio motor
E - Acionamento elétrico dos vidros, Sensor de nível do líquido de arrefecimento
F - Instalação para rádio, Acendedor de cigarros, Iluminação interna e externa
G - Tomada para diagnóstico ADM/PLD, Tomada para reboque, Acionamento da aceleração manual
H - Sistema de ventilação forçada, Ar condicionado 
I - Módulo eletrônico PLD/ADM
J - Etiqueta de identificação de fusíveis e relés